| 13/01/2004 22h21min
A Organização das Nações Unidas (ONU) planeja enviar quatro funcionários a Bagdá para avaliar as condições de segurança na capital para um possível retorno dos funcionários da organização ao país. A equipe internacional do órgão deixou a capital iraquiana no fim de outubro depois de dois atentados em sua sede.
O subsecretário-geral das Nações Unidas para assuntos políticos, Kieran Prendergast, enviou uma carta ao embaixador dos EUA, John Negroponte, dizendo que quatro funcionários da ONU viajarão à Bagdá.
– O retorno de toda a equipe internacional da ONU ao Iraque depende, em parte, da aquisição de locais de trabalho e de moradia adequados e da habilitação de um sistema de segurança – disse Prendergast, na carta.
Os objetivos da pequena equipe enviada agora também são apoiar os funcionários da ONU de nacionalidade iraquiana e trabalhar com as autoridades norte-americanas no país. Atualmente há menos de mil iraquianos trabalhando para a ONU no país, a maioria deles trabalhando em ajuda humanitária.
O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, hesita em enviar os funcionários de novo ao Iraque por razões de segurança e motivos políticos. Os EUA estão constantemente pedindo a presença da organização no país. Diplomatas disseram que a viagem desta pequena equipe poderia ser o primeiro passo para avaliar a situação no país e preparar uma volta em larga escala.
Annan convocou uma reunião para a próxima segunda, dia 19, com funcionários do Conselho de Governo do Iraque e da administração norte-americana no país para discutir o futuro da ONU no Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.