| hmin
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, disse que conversou na sexta, dia 6, com o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, a respeito do plano israelense de retirar os colonos judeus da Faixa de Gaza. Annan disse que Israel deveria estudar uma medida semelhante na Cisjordânia.
Sharon quer realizar um referendo sobre a remoção dos 7,5 mil colonos que vivem na Faixa de Gaza, entre 1,3 milhão de palestinos. Essa proposta conta com apoio popular, mas enfurece os moradores dos assentamentos e seus simpatizantes de direita.
Na sexta, uma fonte do gabinete de Sharon disse que Israel estuda transferir os colonos de Gaza para a Cisjordânia.
Annan disse que ainda precisa de detalhes dos planos, que por enquanto não foram aprovados pelo Knesset (Parlamento de Israel). Mas ele afirmou que teve "uma conversa longa e muito franca'' com Sharon e o convidou a visitar Nova York depois de passar por Washington, em fevereiro. Ele disse ainda que o chamado quarteto de negociadores para o Oriente Médio (EUA, Rússia, União Européia e ONU) ficaria feliz em ajudar a implementar os planos israelenses de retirada.
– Acho que a questão é realmente de trocar terra por paz, e no final Israel terá de ceder terra para tornar a paz possível – disse Annan em entrevista.
Mas Annan declarou que "também terá de ser considerado quando os próximos passos na Cisjordânia serão dados, porque a [troca de] terra por paz não é só em Gaza, mas também inclui a Cisjordânia. Precisamos receber mais detalhes dos israelenses sobre como eles vão proceder''.
Segundo Annan, Sharon disse que "respeita completamente o plano de paz'' e "garantiu que vai defendê-lo''.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.