| hmin
O ministro dos Transportes de Israel, Avigdor Lieberman, deu início nesta segunda, dia 16, a uma campanha pedindo apoio para a proposta de dividir o território palestino em cantões isolados. A proposta seria uma alternativa ao plano do primeiro-ministro Ariel Sharon de desocupar os assentamentos da Faixa de Gaza.
Em um desafio aberto à proposta de Sharon, o ministro enviou cartas para 10 dos 21 membros do gabinete pedindo ajuda para elaborar suas idéias. A Autoridade Palestina rejeitou a idéia de imediato, considerando-a uma tentativa da "extrema direita de Israel'' de bloquear a criação de um Estado palestino, algo previsto no plano de paz patrocinados pelos Estados Unidos.
Um assessor do ministro disse que ele sugeria preservar todos os assentamentos e dividir a Cisjordânia e a Faixa de Gaza em vários cantões, que teriam governos civis autônomos, mas continuariam sob o controle militar de Israel.
– O campo nacionalista precisa
apresentar uma postura conjunta – disse o
ministro, chefe do Partido União Nacional.
Assessores de Sharon não quiseram se manifestar sobre a proposta, mas prevêem que ela seja rejeitada. O partido de Lieberman é um dos menores da coalizão governista. De toda forma, a manobra do ministro aponta para uma crescente oposição dentro do governo ao plano de Sharon de desmantelar 17 dos 21 assentamentos da Faixa de Gaza. A medida seria adotada no caso de as negociações de paz com os palestinos continuarem paralisadas e de Israel decidir agir de forma unilateral.
Na proposta do premiê, vários encraves de colonos na Cisjordânia também seriam desocupados e uma linha de segurança seria traçada ao redor dos outros assentamentos. Aos palestinos, seria concedido um território menor do que o inicialmente previsto.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.