| hmin
O Conselho de Governo nomeado pelos Estados Unidos afirmou que está preparando uma Constituição provisória para dar um caráter legal ao futuro governo de transição no Iraque. A transferência de poder, contudo, pode esbarrar nas exigências de muitos iraquianos por eleições diretas, em vez de um sistema de assembléias regionais, como querem os EUA.
– Chegamos agora a um esboço, e se continuarmos no mesmo mecanismo de trabalho poderemos cumprir nosso compromisso e apresentar esse esboço até o final deste mês – disse Adel Abdul Mahdi, membro de uma importante facção xiita no Conselho.
A Organização das Nações Unidas (ONU) deve se manifestar nesta semana a respeito da forma de escolha do novo governo. A entidade enviou uma equipe ao Iraque para avaliar a possibilidade de eleições diretas, como quer o principal clérigo xiita do Iraque, onde esse grupo representa 60% da população.
O comandante militar norte-americano no país disse que prevê a permanência de suas tropas no Iraque durante anos, e ajudando a patrulhar Bagdá pelo menos durante 12 meses.
– Os iraquianos dizem que não nos querem aqui, mas também não querem que vamos embora. É muito complicado – disse o general Ricardo Sánchez ao jornal espanhol El País.
Em Baquba, 65 quilômetros ao norte de Bagdá, soldados dos EUA prenderam sete guerrilheiros com possíveis ligações com a rede al Qaeda, suspeitos de participação em ataques contra os norte-americanos. Outras 15 pessoas foram presas na mesma ação.
Nesta terça, dia 17, disparos perdidos de artilharia atingiram uma casa e mataram três pessoas ao norte de Tikrit, segundo um porta-voz militar dos EUA. Os disparos deveriam atingir um lugar de onde na véspera haviam sido disparados foguetes contra a principal base norte-americana na cidade.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.