clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

República Centro-Africana nega que Aristide seja prisioneiro

Ex-presidente do Haiti disse que foi obrigado pelos EUA a fugir do Haiti

A República Centro-Africana informou nesta terça, dia 2, que o ex-presidente do Haiti Jean-Bertrand Aristide está livre para se deslocar e não é mantido como prisioneiro no país em que se exilou no começo da semana. Aristide disse em entrevista à CNN que foi obrigado pelos Estados Unidos a fugir de Porto Príncipe no domingo, em meio a uma sangrenta rebelião. Ele teria sido colocado em um avião e levado para Bangui, a capital centro-africana.

Washington nega que tenha obrigado Aristide a se exilar. Aristide também disse a parlamentares e simpatizantes norte-americanos que está sendo mantido contra sua vontade no palácio presidencial de Bangui, de acordo com a imprensa dos EUA.

– Jean-Bertrand Aristide não é um prisioneiro. Ele está livre para se deslocar – disse o ministro centro-africano das Comunicações, Parfait Mbaye. – É lamentável que ele tenha feito essas declarações a respeito de países que na verdade o ajudaram a deixar [o Haiti]. Mas é preciso descontar a emoção, já que 48 horas atrás ele ainda era presidente – acrescentou.

Aristide, outrora visto como um herói da democracia haitiana, estava cada vez mais isolado politicamente. Ele renunciou no domingo, após enfrentar 24 dias de rebelião, e foi levado ao amanhecer para o aeroporto de Porto Príncipe por guardas norte-americanos.

Mbaye disse que Aristide, que chegou a Bangui na manhã de segunda com sua mulher e três assessores, está em uma suíte no Palácio do Renascimento, onde conta com televisão e telefone. Testemunhas informaram que cerca de 30 guardas presidenciais armados e policiais foram deslocados na terça para a entrada da ala do palácio onde ficam as suítes para visitantes. Jornalistas foram impedidos de se aproximar.

Não há sinal de presença militar francesa na área. A França, antiga potência colonial da República Centro-Africana, disse na terça-feira que estava "protegendo'' Aristide em Bangui, mas insistiu que não controlava seus movimentos.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.