| 09/04/2004 10h17min
As forças norte-americanas suspenderam as operações militares na cidade sunita de Falluja nesta sexta, dia 9, para permitir a entrada de material de ajuda humanitária e para tentar dar início a negociações com os rebeldes. A afirmação foi feita por Paul Bremer, o norte-americano encarregado de governar o Iraque.
Pouco depois, o vice-diretor de operações militares dos EUA no Iraque, general Mark Kimmitt, negou relatos que os fuzileiros navais tivessem retomado a ofensiva em Falluja. Ele disse que os marines apenas se defendiam quando atacados.
Moradores da cidade, localizada a oeste da capital Bagdá, ouviram aviões e uma grande explosão uma hora depois do meio-dia (6h em Brasília), mas não foi possível confirmar se havia se tratado de um ataque aéreo vindo dos norte-americanos. Fumaça saía de uma área residencial depois da explosão.
As forças de ocupação deram início a uma grande ofensiva contra os rebeldes sunitas de Falluja nesta semana. Funcionários de hospitais na cidade registraram a morte de 300 iraquianos. Entre os fuzileiros norte-americanos houve sete baixas.
Segundo Bremer, a superpotência continuaria com sua investida se as negociações fracassassem. A autoridade norte-americana não disse quanto tempo duraria a suspensão das operações.
As informações são da agência Reuters.
Veja imagens dos confrontos no Iraque
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.