| hmin
O primeiro-ministro palestino, Ahmed Korei, advertiu os Estados Unidos nesta segunda, dia 12, que não façam promessas a Israel em troca da desocupação de Gaza. O premiê israelense, Ariel Sharon, vai se encontrar com o presidente norte-americano George W. Bush na quarta, dia 14, na Casa Branca, em busca de um sinal verde dos EUA para seu plano de desocupar unilateralmente todos os assentamentos judaicos de Gaza e quatro dos 120 da Cisjordânia.
Os palestinos temem que, com o plano, Sharon aumente o domínio de Israel sobre a Cisjordânia, principalmente sobre grandes blocos de assentamentos que teria planos de anexar ao território israelense.
– Não aceitaremos nada que prejudique o resultado das negociações a respeito do status permanente... Somos o lado que precisa de garantias – disse Korei a repórteres na cidade de Ramallah, depois de uma reunião de gabinete.
Os assentamentos da Cisjordânia ocupam grandes áreas que os palestinos gostariam de dedicar a um Estado independente, que está em negociação sob o "mapa do caminho'', plano de paz patrocinado pelos EUA que foi deixado de lado com o recrudescimento da violência de ambos os lados.
Fontes políticas israelenses disseram que Sharon espera obter uma promessa por escrito por parte dos EUA de que Israel não teria de entregar toda a Cisjordânia num futuro acordo de paz com os palestinos. A promessa seria dada em troca da retirada de Gaza.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.