| hmin
Cerca de 200 manifestantes fizeram um protesto do lado de fora da residência do primeiro-ministro Tony Blair, em Londres, neste sábado, dia 17, pedindo o fim da ocupação no Iraque aos gritos. Eles se reuniram sob um cartaz com os dizeres como "Iraque para os iraquianos".
– Estamos pedindo a imediata retirada das tropas estrangeiras do Iraque – disse Andrew Burgin, da Coalizão Pare a Guerra, que ajudou a organizar o ato.
Blair, que acabou de voltar de conversações com o presidente norte-americano George W. Bush, afirmou em entrevista à BBC que está comprometido com a entrega do poder aos iraquianos no dia 30 de junho e que a grande maioria dos iraquianos quer a democracia.
– Temos de fazer o que for necessário para que isso ocorra – disse Blair.
Segundo ele, as forças lideradas pelos EUA derrotarão os "fanáticos, extremistas e terroristas" e levarão democracia ao Iraque. A Inglaterra tem a segunda maior força militar no Iraque, depois dos EUA, e foi aliada constante de Washington na guerra do Iraque.
A popularidade de Blair despencou depois da deposição do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein. O premiê enfureceu os críticos do partido Trabalhista, que afirmaram que ele superestimou a ameaça representada pelo Iraque.
– Eu estaria exatamente na mesma posição – afirmou Blair, questionado se ele ainda iria para a guerra sabendo que não seriam encontradas armas de destruição em massa.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.