| hmin
As tropas norte-americanas lutavam contra insurgentes sunitas em Falluja nesta sexta, dia 16, e continuavam a se preparar para um enfrentamento com o clérigo xiita radical Moqtada al-Sadr, em Najaf.
Um funcionário de um hospital disse que 15 pessoas morreram e 20 ficaram feridas em confrontos durante a noite em Falluja, horas depois do chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos, general Richard Myers, ter declarado que as negociações de trégua não poderiam continuar para sempre e que mais ação militar seria necessária.
Os responsáveis pelas forças polonesas que comandam as tropas de ocupação em Najaf se mostraram descontentes com o prognóstico de um ataque militar. Eles disseram que será um ''desastre'' se os 2,5 mil soldados norte-americanos que rodeiam a cidade entrarem lá.
Os comandantes dos EUA prometeram matar ou capturar Sadr e destruir sua milícia, o Exército Mehdi. Sadr disse que os iraquianos responderão com uma ferocidade inimaginável se isso acontecer.
Em Kerbala, onde seguidores de Sadr também tomaram o controle, três policiais iraquianos morreram em enfrentamentos com militantes xiitas nesta sexta-feira.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.