clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Francês diz que foi refém de simpatizantes de Saddam e xiitas

Jornalista ficou seqüestrado por três dias

Um jornalista francês mantido refém durante três dias no Iraque disse nesta quinta, dia 15, que entre seus sequestradores havia vários grupos insurgentes, entre os quais simpatizantes do ex-ditador Saddam Hussein e militantes xiitas. Alexandre Jourdanov, capturado no domingo enquanto fazia um documentário para o Canal Plus, da França, acabou sendo libertado na quarta. Jourdanov foi o primeiro francês vítima da onda de seqüestros no Iraque.

Três reféns japoneses foram libertados no país árabe na quinta, segundo o canal árabe Al-Jazeera. Descansando em Bagdá, Jourdanov descreveu como ele e seu cinegrafista haviam sido sequestrados durante um ataque de insurgentes contra um comboio dos Estados Unidos perto da cidade de Latifiya, ao sul da capital iraquiana.

– Estávamos a caminho de Kerbala. Perto da cidade de Latifiya houve uma imensa batalha. A estrada ficou fechada e os carros estavam voltando. Saímos do carro para trabalhar, para fazer nosso trabalho. Em um certo momento, as forças norte-americanas recuaram para tentar proteger o comboio, que estava em chamas. O conflito se intensificou. Acabei me separando de meu cinegrafista, que também foi sequestrado – contou o francês.

– Tentava voltar para nosso carro, a alguns metros de distância, quando começaram a atirar em mim. Tentei me esconder e, nesse momento, um carro saiu do nada com quatro pessoas dentro que me pegaram e me levaram embora – completou.

Jourdanov, que parecia cansado, afirmou ter sido quase sempre bem tratado por seus sequestradores. E contou ter passado pelas mãos de vários grupos.

– Tudo foi bem, eles me alimentavam bem. Mas não havia como entender quem estava no comando, quem era o quê. Havia grupos diferentes: simpatizantes de Saddam, membros do Exército Mehdi, e outros. Era uma confusão – disse.

As forças de ocupação lideradas pelos EUA travam uma guerra de duas frentes no Iraque, enfrentando tanto insurgentes sunitas como xiitas leais ao clérigo radical Moqtada al Sadr e sua milícia, o Exército Mehdi.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.