| hmin
Forças lideradas pelos Estados Unidos (EUA) entraram em choque com milicianos xiitas em Kerbala, no sul do Iraque, na sexta, dia 23, e os fuzileiros norte-americanos disseram estar prontos para realizar uma nova ofensiva contra a cidade de Falluja.
Segundo testemunhas, dois veículos militares foram incendiados em Kerbala quando combatentes leais ao clérigo xiita radical Moqtada Al Sadr atingiram soldados búlgaros. Os militares da Bulgária, encarregados de guardar a entrada da prefeitura e da principal delegacia de polícia da cidade, foram atacados por morteiros durante a noite. O Ministério de Defesa da Bulgária disse que um de seus soldados feridos em uma emboscada perto da prefeitura de Kerbala morreu.
O Exército Mehdi, milícia controlada por Sadr, levantou-se contra as forças de ocupação este mês, no sul do Iraque, mas os militares liderados pelos EUA conseguiram retomar o controle da maior parte das cidades. Os combatentes de Sadr ainda atuam em Kerbala e em Najaf, onde estaria abrigado o clérigo.
Mais ao sul do país, um soldado italiano foi ferido quando sua patrulha foi atacada perto de um centro eleitoral durante um pleito local em Gharraf, próxima à cidade de Nassiriya. A eleição foi adiada. Nesta sexta, o clima era de calma na cidade sunita de Falluja, mas um oficial das Forças Armadas norte-americanas disse que os fuzileiros estavam prontos para retomar sua ofensiva contra os insurgentes.
Civis vasculhavam voluntariamente os destroços na cidade para resgatar corpos de debaixo de casas destruídas nos combates. Falluja tem cerca de 300 mil habitantes. Segundo testemunhas, três corpos foram achados no bairro de Golan. Outros sete tinham sido recuperados na quinta.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.