| 08/05/2004 18h
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou nesta sábado, dia 8, que as imagens de abuso e humilhação em prisões iraquianas representam maldades de poucas pessoas. Os comentários foram feitos um dia após o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, ter dito a congressistas que imagens ainda mais brutais podem ser divulgadas. A tentativa de Bush ao amenizar a extensão dos abusos se choca com um relatório da Cruz Vermelha. Segundo o órgão, os abusos eram freqüentes e endossados pelas forças dos Estados Unidos.
Novas fotos e vídeos devem aumentar a galeria de horrores cometidos por soldados norte-americanos e britânicos no Iraque. Em seu depoimento no Senado norte-americano, o secretário de Defesa Donald Rumsfeld revelou na sexta, dia 7, que existiam mais imagens mostrando violência contra os prisioneiros.
– Há muito mais fotos, e as investigações ainda estão abertas. Se essas (novas) fotos forem divulgadas ao público, obviamente as coisas ficarão piores. Eu as vi ontem à noite, e são inacreditáveis. Preparem-se: não é uma coisa nada bonita. E há vídeos também – disse ele.
A NBC News informou que militares relataram que as fotos, ainda não divulgadas, mostram diversos soldados americanos batendo duramente em prisioneiros iraquianos à beira da morte, estuprando prisioneiras mulheres e vilipendiando cadáveres. Os oficiais ainda disseram que existem fitas gravadas que mostram guardas iraquianos estuprando garotos.
Mais denúncias de abuso de prisioneiros no Iraque foram publicadas neste sábado, dia 8, nos jornais londrinos The Independent e Daily Mirror. Soldados britânicos voltam a estar sob acusação. A Grã-Bretanha é responsável pela segurança no sul do Iraque.
As informações são da Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.