| hmin
As forças norte-americanas entraram em conflito neste domingo, dia 9, com guerrilheiros fiéis ao clérigo rebelde xiita Moqtada al-Sadr no subúrbio da cidade Sadr, em Bagdá, e mataram 18 deles. A informação foi divulgada por um porta-voz do exército dos Estados Unidos. O general de Brigada Mark Kimmitt disse que as forças norte-americanas responderam a notícias de que milicianos fiéis a Sadr montaram pontos de controle e atacaram postos policiais no distrito.
– As forças da coalizão estabilizaram a situação nas duas estações policiais iraquianas no distrito e mataram 18 – disse Kimmit em entrevista coletiva.
Testemunhas afirmaram que os milicianos de Sadr atiraram várias bombas mortais em um prédio do governo e entraram em breves conflitos com armas de fogo com soldados norte-americanos em diferentes partes da vizinhança.
Sadr, procurado pelas autoridades pelo assassinato de outro clérigo, lidera uma revolta contra as forças norte-americanas no Iraque há mais de um mês. As autoridades iraquianas lideradas pelos Estados Unidos prometeram matar ou capturar o clérigo, sitiado na cidade sagrada de Najaf, a 160 quilômetros de Bagdá.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.