clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Israel vai destruir casas para ampliar corredor de Gaza

Testemunhas dizem que casas já haviam sido retiradas

O governo de Israel vai ampliar o corredor que controla na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, e para isso terá de demolir dezenas ou até centenas de casas palestinas na região. Segundo testemunhas, escavadeiras começaram as demolições no campo de refugiados de Rafah nesta sexta, dia 14. Elas contaram que 10 casas já haviam sido retiradas e que moradores corriam para tentar salvar seus pertences antes de fugir.

O plano parece ter por objetivo agradar aos críticos que dizem que o Exército deixou suas forças vulneráveis na zona de fronteira (que tem nove quilômetros), onde militantes mataram na quarta, em uma segunda emboscada, cinco soldados israelenses. Diante de mais essa onda de violência, as pesquisas mostram que cresce o apoio popular ao plano do primeiro-ministro Ariel Sharon para desocupar Gaza, apesar de esse plano ter sido rejeitado pelos radicais de direita do próprio partido governista, o Likud.

– É uma medida para oferecer melhor proteção aos blindados e aos soldados, e para dar nova forma ao teatro de guerra, para termos uma vantagem, e não os palestinos –  disse uma autoridade israelense.

O ministro palestino Saeb Erekat declarou que o plano é uma ''total contradição'' com a proposta de desocupação feita por Sharon. A idéia original do primeiro-ministro previa uma possível ampliação temporária do corredor, cuja desocupação dependeria "da situação de segurança e da extensão da cooperação com o Egito no estabelecimento de um arranjo alternativo confiável''.

Militantes cometem ataques quase diários contra as posições israelenses fortificadas e soldados na área junto a Rafah, onde o Exército já demoliu centenas de casas em busca de túneis usados para o contrabando de armas.
No amanhecer da sexta, soldados mataram um palestino que estaria tentando colocar explosivos perto do assentamento judaico de Rafiah Yam, no sul de Gaza.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.