| 19/05/2004 07h50min
O soldado Jeremy Sivits foi considerado culpado de três acusações nesta quarta, dia 19, em uma corte marcial de Bagdá que julga os abusos cometidos contra presos iraquianos. A informação é da rede CNN.
Sivits, o primeiro soldado norte-americano a enfrentar uma corte marcial pelo abuso de detentos na prisão Abu Ghraib, declarou-se culpado das quatro acusações contra ele, com uma ressalva. Uma decisão sobre a quarta acusação ainda não foi tomada.
O militar foi acusado de maltratar detentos, conspirar para maltratar e falha no cumprimento de seu dever. Falando às vezes com dificuldades pela emoção, o soldado contou à corte como seus colegas humilharam sexualmente presos nus e chegaram a bater em um deles com tanta força, que ele precisou de ajuda médica.
Sivits, de 24 anos, deu um testemunho de como membros de sua unidade abusaram seriamente de presos e que ele sabia que isso não era correto, mas participou dos atos de qualquer forma.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.