| hmin
Pela primeira vez desde o início da guerra no Iraque, uma maioria de americanos disse que a invasão liderada pelos Estados Unidos foi um erro. O dado é de uma pesquisa encomendada pelo USA Today/CNN/Gallup e divulgada nesta quinta, dia 24.
Em meio à violência permanente no Iraque e a questões sobre a justificativa para a guerra, 54% dos 1.005 americanos pesquisados disseram que foi um erro enviar soldados americanos ao Iraque, em comparação aos 41% que tinham essa opinião há três semanas.
A descoberta marca a primeira vez, desde o Vietnã, que a maior parte dos americanos descreve um grande envio de forças dos EUA ao exterior como um erro, divulgou o jornal USA Today em seu site.
Além disso, a pesquisa mostrou que pela primeira vez uma maioria de entrevistados disse que a guerra no Iraque tornou os Estados Unidos menos seguro com relação ao terrorismo. Cinqüenta e cinco por cento disseram que a guerra tinha aumentado a vulnerabilidade dos EUA, em comparação a uma pesquisa de dezembro na qual 56% diziam que a guerra havia tornado os EUA mais seguros.
A pesquisa, realizada entre segunda e quarta-feira, tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.