| 03/07/2004 13h18min
Soldados norte-americanos descobriram uma instalação usada para produção de carros-bomba e detiveram 51 pessoas para interrogatório, após dois dias de buscas por armas ilegais em Bagdá. A informação foi confirmada neste sábado, dia 3, pelo tenente-coronel James Hutton, relações públicas da Primeira Cavalaria do Exército dos EUA.
Em um dos locais os oficiais encontraram quatro veículos que aparentemente foram modificados para serem usados em ataques, enquanto em outro local próximo os soldados apreenderam lançadores de granada, explosivos e bombas destinadas a ataques em beiras de estradas.
As tropas encontraram mais de 12 milhões de dinares (US$ 8,275 mil) em três cofres no local onde eram produzidos os carros-bomba, junto com rifles AK-47, munição, cronômetros e peças de computadores.
O Exército avalia que os suspeitos detidos pertencem a um grupo responsável pela morte de dois soldados norte-americanos com ataques a bombas na estrada.
– Os soldados acreditam que capturaram o financiador, o fabricante dos explosivos, o olheiro e o detonador – disse o militar em um comunicado.
O Exército não informou exatamente quando foram feitas as buscas, dizendo apenas que aconteceram recentemente. Os grupos terroristas que lutam contra as forças militares norte-americanas no Iraque frequentemente usam carros-bomba ou bombas escondidas na beira da estrada para atacar as tropas e as forças de segurança do novo governo interino do país.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.