| hmin
Milhares de iraquianos fizeram uma passeata pela região central de Bagdá nesta quinta, dia 15, exigindo a pena de morte para o ex-ditador Saddam Hussein e criticando o militante islâmico Abu Musab al-Zarqawi. Manifestantes barulhentos agitaram bandeiras iraquianas, gritaram palavras de ordem contra Saddam e exibiram fotografias de valas comuns descobertas no país.
– Que todos ouçam, Saddam tem de ser executado! – gritava a multidão.
Os manifestantes também gritaram palavras de ordem contra os Estados Unidos, o terrorismo e contra o sionismo. Zarqawi – o homem mais procurado do Iraque atualmente pelas tropas norte-americanas, que oferecem uma recompensa de US$ 25 milhões por sua captura – é acusado de estar por trás de vários dos atentados suicidas que atingiram o país árabe depois da deposição de Saddam.
Os organizadores da manifestação também defenderam a criação, pelo governo, de um dia nacional para lembrar as vítimas do antigo regime.
Na cidade de Najaf, cerca de mil manifestantes também realizaram uma passeata protestando contra Saddam e defendendo o clérigo xiita Moqtada al-Sadr. O clérigo liderou, no começo deste ano, um levante contra as forças de ocupação do Iraque.
No dia 1° de julho, Saddam compareceu diante de um tribunal iraquiano para ser acusado formalmente de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio. O governo interino do Iraque disse que os ex-dirigentes do país podem ser condenados à morte.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.