| 03/08/2004 21h43min
A polícia britânica prendeu 13 pessoas na terça, dia 3, em uma série de ações antiterroristas em todo o país. As prisões aconteceram um dia depois de os Estados Unidos emitirem um aviso de alerta contra possíveis ataques.
– Os homens foram presos por suspeitas de envolvimento na preparação de atos de terrorismo ou no seu incentivo – disse um comunicado da polícia.
A Grã-Bretanha vem resistindo a seguir o exemplo dos EUA e emitir um alerta elevado, após avisos de que a Al-Qaeda pode atacar o território norte-americano, e tem minimizado preocupações de uma ameaça imediata.
Na segunda, os EUA aumentaram a segurança e o seu nível de alerta para "alto", devido a captura de um paquistanês suspeito de trabalhar como especialista em computadores para a Al-Qaeda.
Jornais britânicos afirmaram que o material apreendido com o paquistanês também trazia informações sobre alvos não especificados na Grã-Bretanha.
Um porta-voz da polícia britânica se recusou a dizer se existia relação entre as informações obtidas com o paquistanês e as operações desta terça-feira.
Os suspeitos eram homens entre 20 e 30 anos e foram presos no nordeste de Londres e no sul da Inglaterra, assim como no noroeste de Lancashire.
Veículos de comunicação britânicos informaram que alguns dos presos são britânicos e todos têm origem asiática.
Cerca de 500 pessoas foram presas na Grã-Bretanha devido a leis antiterror criadas após os atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova York e Washington. Somente 100 deles foram formalmente acusados.
As operações são parte de um extenso inquérito da polícia e do serviço secreto sobre suposto terrorismo internacional, segundo a polícia.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.