| hmin
Um grupo islâmico assumiu nesta sexta, dia 27, a autoria do sequestro de dois aviões russos que caíram esta semana no país, matando ao menos 89 pessoas. A motivação teria sido vingar a morte de muçulmanos na Chechênia, segundo uma mensagem divulgada na Internet. O comunicado em árabe, cuja autenticidade não pôde ser verificada, ameaçava mais ataques.
– Nossos mujahideen nas Brigadas Islambouli conseguiram sequestrar os dois aviões russos e foram bem-sucedidos apesar dos obstáculos que enfrentaram no começo. Havia cinco (mujahideen) em cada avião – afirmou.
Khaled Islambouli foi o oficial egípcio que assassinou o presidente do Egito Anwar Sadat durante uma parada militar no Cairo em 1981. Islambouli era membro do grupo Jihad, parte do qual se integrou à rede Al-Qaeda nos anos 1990.
A declaração, colocada em um site que geralmente exibe mensagens de militantes islâmicos, disse que os ataques eram uma resposta ao assassinato de muçulmanos na Chechênia e em outros países islâmicos.
Autoridades russas – que haviam dito que as quedas quase simultâneas dos dois aviões poderiam ter sido coincidência – afirmaram ter encontrado vestígios de explosivos nos destroços de uma das aeronaves.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.