| 20/09/2004 13h42min
O premiê do Iraque, Iyad Allawi, afirmou em entrevista publicada pelo jornal Al-Hayat nesta segunda, dia 20, que o ditador iraquiano deposto Saddam Hussein está deprimido e implorou ao atual governo do país por misericórdia.
– Ele está perturbado e deprimido – afirmou o premiê interino do Iraque sobre Saddam, que ocupou a Presidência do país árabe por 24 anos e agora aguarda julgamento sob as acusações de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio.
– Saddam e seus colegas não são os gigantes de que os meios de comunicação algumas vezes falam. Saddam nos enviou uma mensagem na qual implorava por misericórdia. Ele disse que seu governo trabalhava em nome do bem comum e que não pretendia prejudicar ninguém – afirmou Allawi ao jornal.
O premiê também disse ter sobrevivido a quatro tentativas de assassinato desde que seu governo interino foi empossado pelos Estados Unidos, em junho. A mais recente dessas ações aconteceu há cinco dias, quando seus seguranças suspeitaram de um carro estacionado do lado de fora da Zona Verde de Bagdá, onde ficam os prédios usados pelo governo iraquiano e por embaixadas de vários países. O carro então explodiu e houve um tiroteio entre homens armados e seus seguranças.
O premiê reafirmou sua promessa de manter as eleições em janeiro, mesmo se a insegurança fizesse que algumas regiões do país saíssem da lista de votação.
– Os que não puderem participar podem tomar parte nas próximas eleições. Mas esperamos ter estabelecido a situação da segurança até janeiro – disse.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.