| hmin
Aviões dos Estados Unidos atacaram a base rebelde em Falluja pela terceira vez em 24 horas na noite deste sábado, dia 25, em esforço para atingir militantes leais ao chefe guerrilheiro Abu Musab al-Zarqawi. O objetivo do ataque da noite de sábado foi atingir 10 supostos militantes que estavam reunidos no centro da cidade para planejar operações, segundo os militares dos Estados Unidos. Oito pessoas morreram e 17 ficaram ferdias, disse Anas Ahmed, médico de um hospital local.
O mais recente dos "ataques de precisão", conforme classificação dos militares, elevou o número de mortos na série de bombardeios para 15, com 30 feridos, entre eles crianças e mulheres, disseram médicos.
Falluja, que fica a cerca de 50 quilômetros a oeste de Bagdá, é a base dos militantes sunitas mais radicais e tornou-se foco da rebelião contra as tropas norte-americanas. O grupo de Zarqawi, chamado Tawhid e Jihad, assumiu a responsabilidade por muitos dos ataques com carros-bomba no Iraque no ano passado e por uma série de sequestros em que reféns foram decapitados.
Os militares dos EUA acreditam que Zarqawi, nascido na Jordânia, esteja escondido em Falluja e coordenando atividades a partir da cidade. O prêmio pela cabeça do militante é de US$ 25 milhões.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.