| 18/01/2005 13h10min
Grupos rebeldes realizaram, nesta terça, dia 18, um atentado suicida contra a sede de um partido xiita em Bagdá. A polícia informou que uma pessoa morreu e que outras sete ficaram feridas após a explosão do carro-bomba junto ao Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque (Sciri).
Os líderes do Sciri encabeçam uma lista composta majoritariamente por candidatos xiitas e que é apontada como favorita para vencer o pleito doa dia 30 de janeiro.
Segundo autoridades iraquianas, um candidato da lista do partido do primeiro-ministro do país, Iyad Allawi, um xiita secular, foi morto, também nesta terça, na cidade de Basra (sul).
Em outra ação radical, insurgentes divulgaram um vídeo com oito reféns chineses e ameaçaram matá-los em 48 horas caso o governo da China não explicasse o que eles estavam fazendo no Iraque. Além disso, um arcebispo católico foi libertado por seqüestradores que o haviam capturado um dia anotes.
Para evitar um banho de sangue maior nos dias próximos ao pleito, a comissão eleitoral do Iraque disse que, de 29 a 31 de janeiro, os postos de fronteira seriam fechados e que restrições rígidas seriam impostas ao trânsito de veículos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.