| 25/01/2005 19h24min
O presidente da Síria, Bachar al-Assad, telefonou nesta terça, 25, para o colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e prometeu ajudar o Brasil nas negociações para libertar o engenheiro João José Vasconcelos Junior. O funcionário da empresa Norberto Odebrecht está seqüestrado há mais de uma semana no Iraque por guerrilheiros iraquianos.
Bachar al-Assad está em viagem oficial a Moscou, e teria retornado uma ligação de Lula, segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O ministro afirmou que Lula classificou o caso como uma questão humanitária e de solidariedade.
Segundo Amorim, al-Assad disse que a própria população iraquiana não verá esse seqüestro totalmente injustificável "porque o Brasil teve uma posição muito clara contra a guerra no Iraque". Amorim informou ainda que o Brasil está fazendo contato com outros países por vias diplomáticas oficiais, tanto com países da região como com países que já tiveram essa experiência antes.
Durante o contato com al-Assad, Lula informou o presidente sírio sobre a ida de um emissário brasileiro à região, que pode se deslocar até Damasco, capital da Síria. Lula conheceu o colega sírio pessoalmente no ano passado, quando visitou aquele país.
O representante especial do Ministério das Relações Exteriores para o Oriente Médio, embaixador Affonso Celso de Ouro-Preto, embarcou nesta terça, para Amã, na Jordânia. Ele irá intermediar as negociações para a libertação do engenheiro.
As informações são da agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.