| 07/02/2005 19h20min
A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, anunciou nesta segunda, dia 7, a indicação do general americano William Ward para atuar como coordenador de segurança no Oriente Médio, ajudando Israel e os palestinos a assegurar as iniciativas de paz.
Rice disse que o novo presidente palestino, Mahmoud Abbas, e o premiê israelense, Ariel Sharon, que têm encontro previsto no Egito nesta terça para discutir o fim de mais de quatro anos de violência, vão visitar a Casa Branca no segundo semestre.
Encerrando uma viagem ao Oriente Médio que assinalou a retomada do compromisso americano com os esforços de paz depois da morte do líder palestino Yasser Arafat, a iniciativa de Condoleezza representa menos do que a indicação de um enviado americano para supervisionar o processo de paz.
A secretária disse preferir que a negociação seja mais livre possível de mediação estrangeira e parece indicar a idéia de que as novas esperanças para pôr fim ao conflito dependem em primeiro lugar de se pôr fim ao derramamento de sangue.
Condoleezza disse que Ward vai "ajudar a Autoridade Palestina a consolidar e a ampliar seus esforços recentes de segurança e encorajar a retomada da coordenação de segurança."
Abbas e Sharon esperam anunciar o fim das hostilidades na cúpula de Sharm el-Sheikh, no Egito, marcando o retorno aos esforços para reativar o "mapa do caminho", ou plano de paz apoiado pelos EUA, que prevê a criação de um Estado palestino ao lado de Israel.
William Ward já foi comandante da Força de Estabilização da Otan na Bósnia no pós-guerra, além de ter atuado no Egito, na Somália, na Alemanha e na Coréia do Sul. Condoleezza disse que ele viajará ao Oriente Médio em algumas semanas para fazer uma avaliação inicial da situação.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.