| 25/02/2005 07h35min
O papa João Paulo II descansa na manhã desta sexta, 25, no hospital Gemelli, em Roma, onde foi submetido a uma traqueostomia. O Pontífice foi internado em razão de uma gripe aguda pela segunda vez em um mês. Um novo boletim médico é aguardado para as próximas horas – 12h, na Itália. A manhã é calma no hospital. O porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls, foi visto pela imprensa por volta das 9h – horário na Itlália – mas não fez declarações.
João Paulo II respira com ajuda de aparelhos, mas um assistente do primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi garantiu que o papa está consciente e tranqüilo. O subsecretário de Gabinete, Gianni Letta, disse à imprensa que havia se encontrado com o papa.
– Cheguei ao hospital bastante triste, mas saí satisfeito. Os médicos estão satisfeitos com a forma como ocorreu a operação e com as primeira horas da fase pós-operatória, afirmou Letta.
Com a traqueostomia, uma operação para facilitar sua respiração, João Paulo II não poderá falar até se recuperar, o que pode levar meses. A operação consiste em uma incisão no pescoço e na traquéia seguida da colocação de um tubo que permite a chegada de ar livremente aos pulmões. O Vaticano disse que o Pontífice consentiu com o procedimento que, segundo especialistas, denota um quadro de emergência.
Com informações da agência AP e de Zero Hora.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.