| 11/03/2005 13h07min
Os soldados norte-americanos que mataram por engano um agente secreto italiano no Iraque estavam em um posto de controle montado para reforçar a segurança do embaixador dos Estados Unidos em Bagdá. O diplomata John Negroponte estava a caminho de um jantar com um general. A informação foi confirmada, nesta sexta, dia 11, pelo porta-voz da embaixada, Bob Callahan.
– O posto de controle móvel foi estabelecido para a segurança do embaixador, que estava a caminho de um jantar no quartel Victory com o general Casey. Era um posto de controle temporário – afirmou Callahan.
O agente italiano Nicola Calipari foi morto na última sexta. Os soldados abriram fogo quando o carro que o transportava estava a caminho do aeroporto, levando a jornalista Giuliana Sgrena, que acabava de ser libertada de um sequestro. Ela ficou ferida.
As forças norte-americanas alegam que o veículo dos italianos ignorou os avisos de diminuir velocidade. O governo italiano e o motorista contestam essa versão. O incidente provocou uma crise diplomática entre EUA e Itália.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.