| 12/03/2005 21h20min
O enviado da Organização das Nações Unidas à Síria, Terje Roed-Larsen, disse neste sábado, dia 12, estar muito animado com o compromisso do presidente sírio Bashar al Asad de retirar as tropas do país do Líbano. Segundo Roed-Larsen, a ONU havia chegado a um entendimento com Asad para que o plano de retirada em duas fases incluísse militares e profissionais da inteligência síria.
A primeira fase de retirada das tropas e dos agentes de inteligência será realizada no final de março. A segunda fase consistirá em uma retirada 'completa e total'. "Chegamos ao seguinte entendimento: o presidente se comprometeu a retirar todas as tropas sírias e agentes de inteligência do Líbano em cumprimento da resolução do Conselho de Segurança da ONU 1559", disse segundo um comunicado.
Os Estados Unidos e a França, divididos sobre o tema do Iraque, uniram forças em setembro para fazer cumprir a resolução 1559, que pede que as forças estrangeiras abandonem o Líbano sem, no entanto, estabelecer datas.
O assassinato em Beirute do ex-primeiro-ministro libanês, Rafik al Hariri, desencadeou uma série de protestos diários em Beirute contra os sírios, que vêm sendo responsabilizados pelo atentado. As forças sírias entraram no Líbano em 1976. O número de sírios no país gira em torno de 14 mil, mas já esteve em 40 mil em outras épocas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.