| 04/04/2005 12h37min
O corpo do papa João Paulo II foi carregado para a Basílica de São Pedro ao som da Ladainha de Todos os Santos. Logo após o Papa ser colocado em frente ao altar, iniciou-se a segunda liturgia da palavra. Com o turíbulo, o cardeal camerlengo Eduardo Martinez Somalo envolveu o corpo do Pontífice em incenso e o abençoou com água benta.
Antes de chegar à Basílica de São Pedro, a procissão de cardeais, bispos e dignitários percorreu lentamente o caminho pelos saguões do Vaticano e pela escadaria de pedra até a Praça de São Pedro. O corpo do Papa foi carregado por 12 pessoas que o serviam no Vaticano e estava rodeado pela Guarda Suíça, que usava uniforme cerimonial.
Como havia sido anunciado pelo porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls, o transporte do corpo do Papa da Sala Clementina, localizada no segundo andar do Palácio Apostólico, até a Basílica de São Pedro começou às 12h. Milhares de fiéis aplaudiram o Papa, quando seu corpo foi transportado.
O público poderá se despedir do Pontífice a partir das 16h. Entre dois e quatro milhões de pessoas são esperadas no velório do Papa. A visitação poderá ser feita durante quase todo o dia. Segundo o porta-voz, apenas por três horas na madrugada o local deve ser fechado para a manutenção.
– Na sexta, 8 de abril, às 10h (5h, horário de Brasília), nos degraus da Basílica de São Pedro, a missa para João Paulo II será realizada – disse o porta-voz.
A cerimônia será celebrada por cardeais e presidida pelo cardeal Joseph Ratzinger, do Colégio de Cardeais. Valls confirmou que o Pontífice será sepultado sob a Basílica do Vaticano, conforme a tradição dos papas, após o funeral, que deve começar às 10h (5h, em Brasília) de sexta.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.