| 07/04/2005 20h17min
A decisão sobre a abertura de inquérito para investigar o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, deve sair somente na próxima quarta, segundo informações divulgadas nesta quinta, dia 7.
O pedido de abertura de inquérito foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última terça-feira pelo procurador-geral da República, Claudio Fonteles, que quer ver investigadas denúncias de crime contra o sistema financeiro nacional envolvendo Meirelles. A relatoria do caso ficou nas mãos do ministro Marco Aurélio.
Nesta quinta-feira, a assessoria do STF informou que Marco Aurélio decidiu apresentar uma questão de ordem ao plenário indagando se a corte deve autorizar a abertura do inquérito antes da votação das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) – prevista para ocorrer nas próximas semanas. Caso o plenário concorde que sim, Marco Aurélio aprovará a abertura do inquérito imediatamente, ainda de acordo com a assessoria.
O caso Meirelles está no STF porque o presidente do Banco Central tem direito a foro especial desde que uma medida provisória editada no ano passado – e depois aprovada no Congresso – lhe concedeu status de ministro. A lei, contudo, está sendo questionada por duas Adins apresentadas pelo PFL e pelo PSDB.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.