| 08/04/2005 13h18min
O senador Antero Paes de Barros (PSDB-AM) defendeu nesta sexta, dia 8, no plenário da Casa, a demissão do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
No início da semana, o procurador-geral da República, Cláudio Fontelles, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de abertura de inquérito contra o presidente do Banco Central por suposta evasão de divisas que teria configurado crime eleitoral e lesão ao sistema financeiro nacional.
Para Paes de Barros, é incompatível a permanência de Meirelles na presidência do banco enquanto há pedido de investigação sobre ele. O senador Tião Viana (PT-AC) disse considerar errado condenar de forma antecipada o presidente do BC.
O relator do pedido no STF, ministro Marco Aurélio Mello, anunciou que na próxima quarta-feira vai levar o caso ao plenário. Tramitam na casa duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade questionando a validade jurídica da medida provisória que deu status de ministro ao cargo de presidente do BC. Os ministros deverão definir se o relator deve ou não aguardar o desfecho dessas ações para se pronunciar quanto ao pedido de inquérito do procurador-geral da República.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.