| 15/05/2005 21h12min
O deposto presidente iraquiano Saddam Hussein afirmou da sua cela que o "ataque americano chegará a todos os (países) árabes", segundo um de seus advogados de defesa, citado neste domingo pelo jornal jordaniano Alarab Alyawm. Jalil Duleimi, membro do Comitê de Defesa de Saddam, que visitou o ex-ditador na prisão em abril passado, disse que o deposto chefe de Estado também criticou duramente a Liga Árabe e especialmente seu secretário-geral, Amro Musa, por "seu fracasso em apoiar a resistência" no Iraque.
– O ataque americano chegará a todos os árabes e nem sequer os amigos (dos EUA) serão excluídos – disse Saddam, segundo Duleimi declarou ao jornal.
O advogado também afirmou que "os árabes devem lembrar que o Iraque está lutando por eles e que os iraquianos representam a principal linha de defesa nesta grande batalha". Saddam pediu que "os árabes dêem todo apoio possível à resistência iraquiana" e disse que "com esse apoio estarão defendendo a si mesmos e seus próprios países", acrescentou Duleimi.
– Se a frente iraquiana fracassar, a inundação se estenderá a todos os árabes – disse o deposto presidente, citando como exemplos "o que está ocorrendo na Síria, no Líbano, na Arábia Saudita, no Egito e no Sudão", acrescentou Duleimi, sem dizer sobre o que se referia.
Saddam Hussein foi capturado em 13 de dezembro de 2003 em uma aldeia próxima a Tikrit, sua cidade natal, situada cerca de 170 quilômetros ao norte de Bagdá. Desde então apareceu em público apenas uma vez, em 1 de julho de 2004, quando se apresentou a um juiz iraquiano.
As informações são da EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.