| 27/05/2005 18h46min
Integrantes da Via Campesina no Rio Grande do Sul pediram o adiamento da data de entrada em vigor da Instrução Normativa 51, que altera as regras para a produção do leite. O pedido foi feito durante reunião da Comissão de Agricultura, da Assembléia Legislativa do Estado, na Feira Nacional de Agronegócios do Sul (Fenasul), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Os agricultores gaúchos querem que a portaria seja aplicada em 2008, e não a partir de julho deste ano.
O chefe do Gabinete de Reforma Agrária e Cooperativismo (Grac) do governo do Estado, Vulmar Leite, que acompanhou a reunião, disse que a maior parte dos produtores já vinha trabalhando para se adequar à norma. O trabalho agora, segundo ele, é identificar e auxiliar aqueles que ainda não estão prontos, "especialmente no caso dos assentamentos que ainda não têm rede elétrica e de abastecimento instalados".
Vulmar Leite lembrou que é um processo de qualificação necessário, mesmo que inicialmente difícil para os produtores de menor porte.
Na reunião foram apresentados pelo Ministério da Agricultura os critérios técnicos a serem empregados pela norma, que entra em vigor em 1º de julho deste ano. Nos Estados do Norte e Nordeste o prazo é 2007.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.