| 07/08/2005 12h49min
A Arábia Saudita teria advertido oficialmente as autoridades britânicas que um atentado em Londres estava sendo preparado semanas antes dos ataques terroristas de 7 de julho na capital britânica. Fontes dos serviços de segurança sauditas entrevistadas pelo jornal The Observer investigam atualmente se um dos dirigentes da Al-Qaeda chamado Karim al Mayati, morto pelas forças de segurança em Riad em 15 de abril fez ligações telefônicas ao líder dos atentados londrinos.
Um alto funcionário dos serviços de segurança sauditas disse ao jornal que tinham sido interceptadas ligações para o Reino Unido efetuadas com um celular de Al Mayati e que indicavam a existência na Grã-Bretanha de uma célula terrorista ativa que planejava um atentado.
– Está claro que um grupo terrorista planejava um ataque contra o Reino Unido. Passamos a informação ao MIM-5 e MIM-6 (os serviços de informação interior e exterior do Reino Unidos) – disse a fonte saudita.
O embaixador da Arábia Saudita no Reino Unido, Turki al Faisal, emitiu ontem à noite um comunicado em que confirmou que "houve contatos entre as autoridades dos serviços secretos da Arábia Saudita e as britânicas há meses, quando se comunicou a Grã-Bretanha informação sobre uma ameaça terrorista em direção a Londres".
O funcionário dos serviços secretos sauditas citado pelo The Observer afirma que agora se tenta estabelecer se essas ligações para o Reino Unido foram dirigidas aos terroristas de 7 de julho ou a algum outro grupo ativo no Reino Unido.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.