| 04/10/2005 22h31min
O Grêmio foi melhor durante a maior parte do jogo, mas uma falha individual acabou custando uma invencibilidade que já durava 12 jogos. Na noite desta terça, a equipe do técnico Mano Menezes perdeu para o Santa Cruz por 1 a 0 no Arruda, em Recife, na abertura do returno do quadrangular semifinal da Série B. Com o resultado, o time pernambucano reassume a liderança do Grupo A com os mesmos nove pontos do Grêmio, mas com vantagem no número de gols marcados – sete contra cinco.
Apesar da derrota, o tricolor gaúcho segue dependendo apenas de si para garantir uma vaga no quadrangular decisivo da competição. Na próxima sexta, o Grêmio enfrenta o já eliminado Avaí, na Ressacada. O time catarinense foi goleado por 3 a 0 pelo Santo André nesta sexta e não tem mais nada a fazer na competição. Em caso de vitória, basta que o Santa vença o time do ABC paulista para a classificação ser confirmada com uma rodada de antecipação.
Mas que a má atuação em Recife sirva de lição ao time de Mano Menezes. Com cinco jogadores no meio e apenas Ricardinho na frente, o Grêmio suportou bem a pressão inicial do Santa Cruz, mas não conseguiu converter o maior volume de jogo em chances claras de gol. No primeiro tempo, foram apenas duas oportunidades. A primeira aos 32, quando Ricardinho chutou firme para a grande defesa de Cleber. A segunda quatro minutos depois, com o mesmo Ricardinho, que, dentro da pequena área, chutou duas vezes em cima do goleiro.
Contendo o ímpeto ofensivo do time pernambucano e chegando com certa facilidade ao ataque, parecia ser apenas uma questão de tempo para o Grêmio abrir o placar. No entanto, foi o Santa Cruz quem encontrou o caminho do gol, com a colaboração de uma falha individual. Aos 37 minutos, Xavier viu Galatto adiantado e arriscou da intermediária. O goleiro gremista tentou espalmar, mas a bola passou entre as suas mãos e foi morrer no ângulo esquerdo, levantando o torcedor nas arquibancadas do Arruda.
– A bola mudou a trajetória e me enganou – explicou o goleiro.
No entanto, mesmo que Galatto tenha reconhecido o erro, ele não pode ser responsabilizado pela derrota. Na segunda etapa, Mano voltou com um time mais ofensivo, tirando Bruno e Marcel e colocando Paulo Ramos e Samuel, respectivamente. As alterações surtiram efeito, e o time continuou com maior volume de jogo. Aos 15 minutos, Paulo Ramos lançou Ricardinho na área. O atacante se livrou do zagueiro adversário e só foi parar nas mãos do goleiro Cleber, que estava em noite inspirada.
Com o Grêmio mais perto do empate do que o Santa Cruz do segundo, Mano foi para o tudo ou nada. Aos 25 minutos, tirou o volante Nunes e mandou para campo o atacante Fábio Bala. A alteração, no entanto, não deu em nada. Bala apenas arriscou um chute de fora da área, aos 28. Paulo Ramos caiu de produção, assim como Samuel. Marcelo Costa continuou errando passes, e Escalona e Alessandro não foram mais acionados. Pouco a pouco, o tricolor foi aceitando a primeira derrota no quadrangular.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.