| 18/10/2005 18h53min
O ex-partido governista iraquiano Baath, agora na ilegalidade, pediu hoje aos iraquianos que saúdem amanhã o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein com ataques contra as tropas de ocupação norte-americana quando ele comparecer no tribunal. Saddam será julgado em Bagdá por três juízes que foram treinados pelos Estados Unidos.
A mensagem pede que o povo cumprimente Saddam disparando e lançando projéteis contra alvos legítimos, buscando acertar os soldados ocupantes, suas maquinarias, apetrechos e bases. O comunicado foi divulgado pela rede de TV Al Arabiya . O comunicado também circulou pela internet e supostamente foi distribuída em segredo dentro do Iraque.
– Este julgamento ilegal abre um novo capítulo para a resistência armada. As forças de ocupação e o governo traidor nunca alcançarão avanços políticos e de segurança com este julgamento – conclui o Baath no comunicado.
O Baath, o partido único durante o regime de Saddam, foi dissolvido um mês após sua queda. Com a ocupação norte-americana no país, em março de 2003, os membros da antiga sigla foram proibidos de fazer parte das novas instituições.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.