| hmin
Investigadores paquistaneses e agentes do FBI, a polícia federal americana, intensificaram neste domingo, dia 10, as buscas pelo jornalista americano seqüestrado, Daniel Pearl, do The Wall Street Journal, apesar da ausência de qualquer contato por parte dos sequestradores nos últimos 11 dias. As autoridades paquistanesas, porém, disseram ter grandes esperanças.
Apesar disso, as autoridades paquistanesas dizem ter muita esperança de encontrar o jornalista ainda com vida. O ministro do Interior paquistanês, Moinuddin Haider, apresentou o militante islâmico nascido na Grã-Bretanha Ahmed Omar Saeed Sheikh, mais conhecido como Xeque Omar, como o suspeito de ser o autor intelectual do sequestro de Pearl, que desapareceu em Karachi em 23 de janeiro, quando tentava entrar em contato com grupos islâmicos radicais.
Os investigadores disseram que os sequestradores não fizeram mais contato desde os dois emails enviados na semana seguinte à prisão de Pearl, em que exigiram que os EUA liberte seus prisioneiros da guerra do Afeganistão, incluindo paquistaneses detidos na base naval americana de Guantánamo, em Cuba. Os dois emails incluíam fotos do jornalista em cativeiro, com uma arma apontada para sua cabeça. No segundo email, enviado em 30 de janeiro, os sequestradores ameaçavam matar o jornalista em 24 horas se as condições exigidas não fossem cumpridas.
Com a ajuda do FBI, a polícia disse ter identificado a pessoa que enviou os emails como sendo Fawwad Naseem, de 21 anos. Preso na terça-feira, ele levou a polícia a dois outros suspeitos de manter laços com grupos militantes islâmicos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.