| hmin
Tropas americanas e grupos afegãos aliados que participam da Operação Anaconda, lançada há 13 dias, assumiram nesta quarta-feira, dia 13, o controle do vale de Shah-e-kot, um importante reduto de rebeldes do Talibã e da Al-Qaeda no leste do Afeganistão. O major Brian Hilferty, porta-voz do Comando Central dos Estados Unidos na base aérea de Bagram, ressaltou que, apesar do sucesso, a operação não acabou. Segundo ele, cerca de cem rebeldes ainda resistem na região.
– Os combates mais importantes terminaram – resumiu Hilferty.
Segundo a CNN, soldados afegãos e 40 integrantes das forças especiais americanas entraram no vale, bastante destruído pelos combates. Pela primeira vez, forças afegãs e americanas teriam acesso às cavernas ainda protegidas por minas terrestres e armadilhas explosivas, à procura de documentos e armas deixadas pelos rebeldes.
De acordo com fontes militares, integrantes da Al-Qaeda e do Talibã conseguiram fugir quando as forças aliadas se aproximaram de suas trincheiras. Não há, porém, informações sobre o número de combatentes que podem ter escapado em direção ao Paquistão, ou para o oeste, com destino a cidades afegãs que já foram redutos do Talibã no passado. Nesta quarta, os EUA disseram que os militantes que sobreviveram estavam sendo perseguidos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.