| 27/01/2006 09h20min
O governo do Brasil considerou o processo eleitoral palestino como um marco decisivo para a consolidação da democracia e desejou que o pleito conduza a um Estado palestino independente que conviva em paz com Israel. Em comunicado, divulgado ontem após a vitória do movimento islâmico Hamas nas eleições realizadas nos territórios palestinos na quarta, o governo brasileiro qualificou de bem-sucedido o processo eleitoral e expressou sua satisfação com o fato de as legislativas terem se realizado em clima de completa tranqüilidade.
Além de felicitar as autoridades e o povo palestino, a nota assinala que o Brasil acompanha com grande interesse a situação na região e apóia os esforços a favor da "construção de um futuro de justiça e prosperidade" para todos os povos do Oriente Médio.
O Brasil espera que o processo democrático "conduza ao estabelecimento de um Estado palestino independente e soberano, e à coexistência pacífica com Israel".
Uma delegação de observadores brasileiros, composta por diplomatas e parlamentares, acompanhou as eleições palestinas, em que o Hamas obteve 76 cadeiras, de um total de 132, frente às 43 do movimento governamental Fatah, que controlou o Parlamento durante os últimos 10 anos.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.