| 31/03/2006 17h53min
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta sexta, dia 31, ter apresentado ao comissário da União Européia (UE) para o Comércio, Peter Mandelson, a visão do Brasil sobre um acordo Mercosul-UE. Mandelson e Amorim almoçaram juntos no Hotel Copacabana Palace, onde está ocorrendo uma reunião informal para a Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). Amorim não quis comentar as conversas sobre a OMC, mas disse que, em relação ao acordo Mercosul-UE, tem havido um trabalho positivo de aproximação.
– Dei a minha visão porque ele (Mandelson) confessou que ainda não estava muito concentrado nisso – disse o ministro.
Na semana passada o Mercosul apresentou em Bruxelas uma proposta para acelerar o corte de tarifas para a importação de veículos e para realizar alguma abertura no setor de serviços. Mas, até agora, a UE não sinalizou com uma contra-proposta.
– Nós (Mercosul) nos propusemos a fazer um cheque de realidade. De ver o que era possível dentro do que eles desejam – disse Amorim.
Ele contou, ainda, que Mandelson quis abordar o assunto TV digital.
– Ele (Mandelson) falou, mas eu não ouvi. É um assunto que eu só converso de maneira coletiva, num grupo coordenado pela ministra Dilma Rousseff – afirmou.
O ministro está reunido, neste momento, com o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Portman. Também participa da reunião informal sobre a OMC o diretor-geral do organismo, Pascal Lamy.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.