| 06/04/2006 12h43min
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, pediu hoje que a Índia contribua para um resultado "benéfico para todos" nas negociações comerciais da Rodada de Doha.
Lamy disse em discurso no Conselho de Pesquisa sobre as Relações Internacionais em Nova Délhi que a Índia "tem muito a ganhar, considerando seu interesse em todo o programa de negociações e o dinamismo de sua economia".
Durante o segundo dia de sua visita à Índia, o diretor-geral da OMC foi taxativo ao afirmar a importância que o sucesso desta rodada teria para todo os países.
– Se a rodada fracassar, os países desenvolvidos pagarão o preço mais alto. As economias pequenas e fragéis, para as quais os processos multilaterais servem de salvaguarda, serão atingidas, mas o maior perdedor será, sem dúvida, a OMC – disse Lamy.
Após a recente viagem ao Brasil, o diretor-geral da OMC tenta em sua reunião com os dirigentes da Índia – um dos dois países líderes do G20, junto com o Brasil – colocar as bases para que a Rodada de Doha possa ser concluída este ano.
Os membros da OMC haviam fixado a data de 30 de abril como prazo para decidir fórmulas a fim de reduzir os subsídios e tarifas, e melhorar o acesso aos mercados em agricultura, bens industriais e serviços, os assuntos mais delicados da rodada.
Lamy lembrou hoje às autoridades indianas que "este país é um dos elefantes do sistema de comércio mundial do século XXI, junto com Brasil, China e África do Sul", mas acrescentou que "essa posição também vem com responsabilidades".
Segundo os meios de comunicação indianos, Nova Délhi reiterará nas negociações da OMC a necessidade da reciprocidade não plena em virtude de sua condição de país em vias de desenvolvimento, medidas especiais de salvaguarda e questões de segurança no setor agroalimentar.
Em 2004 a Índia foi o 20º maior exportador do mundo, e como importador ocupou o 11º lugar. As exportações de mercadorias cresceram 10% nos últimos 10 anos, enquanto em 2004 aumentaram 32% e subiram 25% em 2005, acima da média mundial.
No comércio de serviços, a Índia está entre os 10 países mais importantes. No início do ano fiscal 2005-2006, o país registrou um aumento de 76% neste tipo de exportação.
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