| 27/04/2006 11h33min
Depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para discutir a situação da Varig, o ministro da Defesa, Waldir Pires, disse que o governo não quer a falência da companhia aérea, que está sendo pressionada pela Infraero a pagar suas dívidas com a estatal. A Varig já anunciou que não tem o dinheiro.
– Tudo quanto não se deseja é isso (a falência), mas evidentemente estamos em face de uma situação grave – afirmou o ministro ao responder a pergunta sobre a cobrança feita pela Infraero, que pode levar a empresa à insolvência.
O ministro argumentou que a Infraero está obrigada por lei a cobrar a taxa aeroportuária da Varig:
– A Infraero tem de cumprir disposição legal. Não é uma decisão cobrar ou não cobrar, é uma obrigação, sem o que qualquer administrador estará submetido à lei e pode ser apontado como prevaricador – disse.
A reunião de hoje no Palácio da Alvorada, da qual participou também o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, não foi conclusiva. Waldir Pires disse que a expectativa do governo é encontrar o mais rapidamente possível uma solução para a Varig, mas não definiu um prazo, argumentando que isso vai depender das conversas do governo com todos os setores envolvidos.
– O presidente Lula está empenhado em uma solução que seja viável e esteja dentro da competência do governo – afirmou Waldir Pires, acrescentando que um eventual financiamento do BNDES para salvar a empresa só se dará dentro da lei.
Waldir Pires disse que deve se encontrar com o juiz Luiz Roberto Ayoub, que acompanha o processo de recuperação judicial da companhia, assim que a audência for pedida.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.