| 03/06/2002 13h40min
Pelo menos 18 pessoas morreram e 35 ficaram feridas nas últimas 24 horas em uma série de ataques com bombas suspostamente promovidos pela guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e por grupos paramilitares no noroeste e sudoeste do país. Segundo a polícia, um dos piores atentados ocorreu no município de Chogorodó, onde nove pessoas morreram, entre elas sete crianças, e 23 ficaram feridas.
Outras sete pessoas morreram – incluindo militantes das Farc – e 12 ficaram feridas quando supostos paramilitares jogaram um artefato explosivo em um bar do município de Corinto, no sudoeste colombiano. Os paramilitares, de direita, enfrentam guerrilheiros de esquerda das Farc e do Exército de Libertação Nacional (ELN) em várias partes do país.
Os combates e as operações militares se intensificaram depois que, em 20 de fevereiro, o governo do presidente Andrés Pastrana deu por encerradas as negociações do processo de paz em curso desde janeiro de 1999 com as Farc. Pastrana, cujo mandato de quatro anos expira em 7 de agosto, acusou o grupo rebelde de realizar atividades terroristas e de não se empenhar para encontrar uma saída política ao conflito armado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.