| 18/05/2006 15h30min
A Prefeitura de Berlim realizará uma grande festa durante a realização da Copa que contará com a participação da banda brasileira Olodum e do craque Pelé. A expectativa dos organizadores do evento é que cerca de cinco milhões de pessoas participem dos 33 dias de festividades, que terá seu ápice no dia sete de julho, com uma celebração da Fifa cujo lucro será revertido para a África.
O apito inicial da festa ocorre no dia sete de junho com um evento cujo tema é "Berlim cumprimenta o mundo do futebol", por meio do qual a capital alemã dará as boas-vindas aos torcedores de todo o mundo que estarão presentes na Copa. O prefeito da capital, o social-democrata Klaus Wowereit, teve a idéia de organizar a comemoração alternativa dois dias antes da abertura do Mundial, após a Fifa decidir cancelar a cerimônia de abertura da Copa da Alemanha, que aconteceria no Estádio Olímpico de Berlim.
A celebração contará com apresentações de grupos como Olodum, Hermes House Band e Boss Hoss, além dos cantores Andrea Boccelli e Nelly Furtado. Outras presenças ilustres são do ex-craque Pelé, a do ex-jogador Bobby Charlton e a do alemão Paul Breiter. Eles participarão de um programa de TV ao vivo organizado pela emissora ZDF.
Além disso, os torcedores sem ingressos poderão acompanhar as 64 partidas da competição através de oito telões instalados na Avenida 17 de Junho, entre o Obelisco da Vitória e o Portão de Brandeburgo. A torcida também poderá apreciar esculturas de areia feitas por artistas internacionais e que terão como tema o futebol.
Entre as obras de arte de areia estão a "Montanha alemã" (ao estilo do Monte Rushmore, dos EUA, com as cabeças dos grandes técnicos da seleção alemã), "A mão de Deus" (homenagem a Maradona) e "Luta de titãs" (a luta entre os goleiros da seleção alemã Lehmann e Kahn).
A prefeitura de Berlim espera que, nos dias de partidas da seleção alemã, cerca de 100 mil pessoas se concentrem na localidade, enquanto 70 mil pessoas deverão acompanhar os jogos de outras equipes neste ponto de Berlim.
Além disso, 10 mil torcedores também poderão acompanhar todos os jogos sentados nas tribunas da réplica do Estádio Olímpico de Berlim, construído na frente do Bundestag, Parlamento alemão, e nas proximidades do Portão de Brandeburgo.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.