| 02/08/2002 13h11min
O ministro da Economia do Uruguai, Alejandro Atchugarray, deve apresentar nesta sexta-feira, dia 2 de agosto, ao Congresso o projeto de lei de reestruturação do sistema financeiro. O ministro também falará à população para explicar como ficarão os depósitos bancários. O governo cogita a possibilidade de adotar uma espécie de "corralito parcial", com restrições para a retirada dos depósitos a partir de segunda-feira. Os bancos permanecem fechados no Uruguai nesta sexta.
Caso restrição para a retirada dos depósitos seja realmente confirmada, o Uruguai estará repetindo em parte a estratégia adotada pela Argentina em dezembro passado, quando, diante da fuga de recursos dos bancos, o governo congelou os depósitos bancários, criando o chamado "corralito''. O governo uruguaio aguarda ajuda de US$ 1,5 bilhão do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Para evitar nova onda de saques no país, a polícia aumentou o número de agentes principalmente na periferia de Montevideu. Até helicópteros da Força Aérea serão usados no policiamento. Na quinta-feira, 16 super-mercados ficaram parcialmente destruídos e 34 pessoas ficaram feridas. O governo afirma que os protestos têm motivação política e visam desestabilizar o país.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.