| hmin
O candidato do PPS ao governo do Estado, Antônio Britto, figura à frente dos adversários na mais recentente pesquisa realizada pelo Ibope no Rio Grande do Sul. No primeiro turno, Britto, com 37% das intenções de voto, soma sete pontos percentuais de vantagem sobre o petista Tarso Genro, cujo índice de preferência revela uma queda três pontos, de 32% para 29%.
No levantamento anterior, o candidato do PPS e o concorrente do PT permaneciam empatados tecnicamente, com 35% e 32% respectivamente. A difrença entre os dois se encontrava dentro da margem de erro, 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
Antônio Britto e o peemedebista Germano Rigoto foram os únicos a apresentar índices superiores aos apurados na pesquisa anterior, realizada entre os dias 2 e 4 de julho. O candidato do PMDB saltou de 4% para 5%. Tarso Genro, do PT, perdeu três pontos percentuais entre um estudo e outro. Celso Bernardi (PPB) caiu de 7% para 6%, enquanto o pedetista José Fortunati – o qual renunciou à candidatura depois de o Ibope haver iniciado as entrevistas para a pesquisa – apresentava recuo de 1%, caindo de 3% para 2%.
Aroldo Medina, candidato pelo PL, registrou seu primeiro ponto percentual, saindo de 0% para 1% das intenções de voto. Carlos Schneider (PSC), José Vilhena (PV), Júlio Flores (PSTU), Luiz Carlos Martins (Prona) e Luís Carlos Prates (PTN) não alcançam 1%. Embora fossem incluídos na cartela apresentada aos entrevistados nas pesquisas estimuladas, os nomes de Caleb de Oliveira (PSB) e de Oscar Souza (PCO) não foram mencionados.
Em um hipotético enfrentamento com Tarso no segundo turno, Antônio Britto conquistaria 50% dos eleitores gaúchos contra 41% do adversário petista. No levantamento anterior, Britto alcançava 48%, nesse mesmo caso, contra 42% do candidato do PT.
No confronto com os outros dois principais candidatos mantidos na disputa, Tarso Genro mantém ou amplia a vantagem apresentada na pesquisa anterior. O petista tem 54% contra 28% de Celso Bernardi e 56% contra 25% de Rigotto. No levantamento anterior, em caso de segundo turno, o Ibope apurou que Tarso somava 54% das preferências contra 28% de Bernardi, e os mesmos 54% contra 26% de Rigotto.
Mil eleitores de 60 municípios do Estado foram ouvidos pelo Ibope. Todos com 16 anos ou mais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.