| 04/08/2002 21h53min
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PPS) estão empatados no Rio Grande do Sul, segundo a última pesquisa estimulada realizada pelo Ibope no Estado sobre as preferências dos gaúchos na disputa pelo Palácio do Planalto. O petista tem a preferência de 31% dos gaúchos. Ciro está em segundo lugar, com 30% das intenções de voto. A diferença entre os candidatos fica dentro da margem de erro da pesquisa, de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
José Serra (PSDB), que na pesquisa anterior ocupava o segundo lugar, perdeu seis pontos percentuais, caindo para terceiro, com 19%. Ciro, por sua vez, subiu 10 pontos percentuais em relação à consulta anterior. O empate técnico também fica caracterizado na pesquisa espontânea. Nesse tipo de consulta, na qual o eleitor cita o nome de seu candidato, sem que lhe seja apresentado um cartão com opções, Lula conta com 21% das intenções de voto, e Ciro, 19%. Serra tem 9%. O Ibope não realizou levantamento sobre a rejeição dos candidatos à Presidência e ao Senado.
Com 46% das intenções de voto na disputa ao Senado, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi (PTB), lidera a mais recente pesquisa estimulada realizada pelo Ibope. No levantamento, Zambiasi é seguido pelo senador José Fogaça (PPS), com 30%. Em terceiro lugar está a senadora Emília Fernandes (PT), com 20% da preferência dos eleitores. O deputado federal Paulo Paim (PT) aparece no levantamento com 16%.
Mostrando uma cartela com os nomes dos candidatos, o Ibope perguntou aos entrevistados qual seria a sua primeira opção para o Senado. Zambiasi teve 34% das menções, seguido de Fogaça (13%), com Emília (11%) e Paim (9%). Depois, perguntou qual seria sua segunda opção. Nessa simulação, Fogaça aparece na frente, com 17%. Zambiasi teve 12%, Emília, 9%, e Paim, 7%.
Como em 6 de outubro serão eleitos dois candidatos, o resultado final é a soma das duas citações. Em relação à pesquisa anterior, realizada entre 2 e 4 de julho, Zambiasi cresceu três pontos percentuais e Fogaça, um ponto percentual. Emília manteve o mesmo percentual. Na pesquisa espontânea, o mais recente levantamento apontou empate entre os três candidatos, todos com 5% das intenções de voto. Segundo o instituto, pouco mais da metade (56%) dos eleitores atualmente fazem sua escolha para as duas vagas do Senado e somente 19% apontam um candidato.
O Ibope consultou mil eleitores em 60 municípios do Estado, entre 29 de julho e 1 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
• Confira aqui a íntegra da pesquisa (arquivo PDF para donwload)
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.