| 28/08/2002 12h42min
O presidente iraniano, Mohammad Khatami, advertiu os EUA nesta quarta, dia 28, sobre um ataque contra o Irã, que poderia acontecer depois da eventual ação militar contra o Iraque. Khatami pediu por políticas "realistas" da parte dos EUA e afirmou que os ataques teriam consequências globais.
O presidente dos EUA, George W. Bush, acusou o Irã e o Iraque, ao lado da Coréia do Norte, de pertencerem a um "eixo do mal". Os três países, segundo o dirigente norte-americano, tentariam adquirir armas de destruição em massa. Bush disse que os EUA usariam todos os instrumentos disponíveis para derrubar do poder o dirigente iraquiano, Saddam Hussein. Tanto o Iraque quanto o Irã negam as acusações norte-americanas.
Durante entrevista coletiva, Khatami disse que o Irã fará "tudo para que nenhum ataque ou agressão aconteça contra qualquer país, incluindo o nosso". Caso ocorra uma ação, ele disse estar pronto para "pagar o preço disso" e defender seus interesses. Ele espera que o Iraque não seja atacado e afirmou que a opinião pública norte-americana não tolerará essa política por muito tempo.
O dirigente iraniano, líder do bloco moderado do país, acusou os líderes dos EUA de serem muito arrogantes até mesmo na hora de ouvir os conselhos de seus aliados ou para levar em conta a opinião pública mundial. Khatami espera que os políticos coloquem sua arrogância de lado, adotando postura mais realista e desistindo de adotar qualquer ação que tenha consequências negativas para todo o mundo. As informações são da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.