| 30/08/2002 12h31min
A Rússia disse na sexta-feira, dia 30, que poderia decidir contra a ratificação do Protocolo de Kyoto, uma medida que acabaria definitivamente com o pacto contra o aquecimento global, já rejeitado pelos Estados Unidos.
– Há um risco. Há um risco, sem dúvida – disse na Rio+10 o vice-ministro Mukhamed Tsikanov, do Ministério para Desenvolvimento Econômico e Comércio. – Não temos estímulo econômico, interesse econômico no Protocolo de Kyoto – disse, apesar de acrescentar que, no momento, a tendência em Moscou ainda é ratificar o acordo.
Moscou sente que os bilhões de dólares esperados com a venda de "direitos para poluir'', sob o mecanismo de comércio de emissões, estariam ameaçados, já que os Estados Unidos, que seriam os principais compradores, estão fora do processo.
– Isso significa que a Rússia estaria perdendo um potencial de mercado no comércio de emissões. O estímulo econômico do Protocolo de Kyoto está desaparecendo – disse Tsikanov. – Esse é um ponto chave, que pode exercer um papel negativo em todo o processo do Protocolo de Kyoto.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.