| 22/11/2006 17h03min
O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, que participou da reunião com o PMDB no Palácio do Planalto, demonstrou otimismo com a quantidade de partidos que apoiarão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo mandato. De acordo com Tarso, o governo tem certeza de que PT, PSB e PCdoB integrarão a coalizão e tem convicção de que o PMDB, que ainda consultará as instâncias partidárias, apoiará Lula no segundo mandato. Outros quatro – PV, PDT, PP e PL – ainda se reunirão com Lula. Tarso disse que as negociações com os partidos irão até a primeira semana de dezembro.
– Um governo de coalizão exige um ritmo mais lento de negociação e parâmetros mais claros, quando se trata de formar um governo em que os sujeitos ativos são os partidos políticos. A formação de um governo de coalizão não envolve relações fracionárias, regionais, mas isso não significa que o presidente não vá mais falar com lideranças regionais – afirmou.
Tarso Genro explicou que alguns partidos poderão apoiar o governo nas votações no Congresso e não participar do governo de coalizão. A participação num governo de coalizão significa que os partidos terão ministros e participarão do conselho político do governo. Ao dar essa explicação, Tarso citou o PTB, que se reunirá com Lula nesta quinta-feira às 9h30min.
– A bancada do PTB pode se declarar governista, mas o PTB não participar da coalizão.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.